Marketing em óticas: saiba como aplicar!
Existem várias estratégias de marketing em óticas para atrair e reter mais clientes nessa área, que também perfazem grandes benefícios para quem lida com vendas de óculos, cujos modelos são bem diversificados e chamam a atenção do consumidor.
As ações de marketing digital já são frequentemente usadas em qualquer tipo de empresa e não há mais como escapar, sejam em lojas físicas ou de comercialização pela internet, que é uma modalidade que cresce cada vez mais.
Seja em uma simples loja conserto celular Samsung ou em um pet shop voltado para artigos ou consultas para animais, o fato é que o marketing é amplamente utilizado para a veiculação de propagandas e conteúdos relevantes.
O cliente sempre estará em primeiro lugar, pois ele se torna a cada dia mais exigente nas escolhas e na maneira como quer ser atendido e abordado.
A concorrência é vasta e não poupa esforços quando o assunto é fidelizar o consumidor em um salão de beleza que faz depilação a laser meia perna, por exemplo, no sentido de proporcionar modos diferenciados de pagamentos ou planos atrativos.
Isso, obviamente, é válido para as óticas e, para tal, é necessário planejar adequadamente a forma como as estratégias alcançarão resultados nas vendas e também no aumento da entrada financeira, seja a curto, médio ou longo prazo. Tudo depende das metas internas.
Estratégias de marketing digital para óticas
Com um site bem organizado, uma ótica pode ser divulgada de maneira adequada, atraindo muito mais consumidores, independentemente da localização ou do porte, ou se está há mais tempo no mercado ou iniciando as atividades.
O fato é que as estratégias de marketing digital são muito importantes, o que não é mais uma novidade nos últimos tempos e abaixo são elencadas estratégias assertivas para que as óticas obtenham mais sucesso:
- Estar presente nas redes sociais;
- Fazer uso do Google Ads;
- Investir em ações junto aos clientes;
- Elaborar e produzir conteúdos relevantes;
- Manter um atendimento personalizado;
- Gerar valor para o produto;
- Considerar as avaliações dos clientes;
- Trabalhar com o WhatsApp.
As redes sociais estão presentes na rotina de todos e a maioria das pessoas passam muitas horas se comunicando por elas, obtendo notícias, novas tendências de produtos ou serviços ou estabelecendo diálogo com amigos ou parentes.
Elas são o veículo perfeito para colocar as estratégias em funcionamento, na colocação de vitrô basculante horizontal em uma residência, por exemplo, conquistando mais clientes, desde que todas as informações a respeito se encaixem nas necessidades do cliente.
O Google Ads é uma ferramenta de publicidade oferecida pelo Google e uma das principais fontes de receita, para as óticas, perfazendo, no geral, mais de 96% da arrecadação financeira, dentre outras modalidades.
E, nesse sentido, é crucial promover ações junto aos clientes, gerando não apenas valor para os óculos, mas também elaborando e postando conteúdos relevantes, a mesma estratégia usada para a venda de transdutor ultrassom transvaginal, por exemplo.
Os clientes gostam de ser bem-atendidos e identificarem que todas as dúvidas são solucionadas com rapidez e agilidade, mesmo porque esperar um longo tempo acaba os afastando e, para retornarem, é um processo muito mais difícil, com alto custo.
Portanto, um atendimento humanizado e direto, pautado em um bom treinamento por parte dos gestores de óticas é fundamental, tanto quanto é importante no fornecimento de informações do valor de aluguel de caçamba para entulho.
Outro aspecto relevante a ser considerado diante das estratégias aplicadas é considerar as opiniões, positivas ou negativas a respeito dos óculos, que sempre são postadas nas redes sociais ou até mesmo enviadas por e-mail.
Inclusive, os canais de comunicação junto às ouvidorias, têm um papel importantíssimo junto aos clientes, para que eles possam expressar as opiniões com todos os detalhes e a coleta destas informações podem nortear as óticas na prestação dos serviços.
A ouvidoria abraça profissionais qualificados que ao receber os pareceres dos clientes que procuram por aluguel de touro mecânico Rio de Janeiro, bons ou não, e muitas vezes retornam o contato oferecendo solução para o problema, caso a crítica seja negativa.
Outra ferramenta extremamente utilizada é o WhatsApp, comum na maioria dos celulares e totalmente gratuita, que pode ser baixada em poucos minutos, e na qual os clientes podem ser abordados, desde que permita o contato.
Como atrair mais clientes para as óticas
Atrair clientes para a óptica é trazer mais oportunidades de negócio, aumentar as vendas, melhorar os resultados financeiros e fazer com que os investimentos não sejam desperdiçados.
Isso significa, também, fazer com que o planejamento entre a equipe de vendas tenha o mesmo objetivo, não apenas no sentido das vendas, mas na forma como o cliente deve ser atendido. Abaixo, há algumas dicas para atrair mais clientes para a loja física ou virtual:
- Despertar o interesse do consumidor;
- Segmentar a comunicação;
- Tornar a fachada da loja mais atrativa;
- Aprimorar o atendimento;
- Realizar promoções;
- Promover descontos atraentes;
- Disponibilizar canais de atendimento.
Quanto à segmentação da comunicação, refere-se àquela utilizada para este tipo de público, e ela é primordial para a ótica para atingir o cliente, conquistá-lo e torná-lo fiel, para que mais compras de óculos sejam realizadas no futuro.
Se o público é mais popular a comunicação deve ser mais informal, mas, se forem as pessoas mais jovens, por exemplo, a linguagem precisa ser mais extrovertida, para que eles sejam convencidos de que o produto vale a pena ser adquirido.
Dessa forma, a comunicação fica bem mais fácil e efetiva, principalmente se as redes sociais, como abordado anteriormente, forem usadas como estratégia de captação de novos clientes.
Afinal, estar presente nas redes sociais é uma ação que não deve faltar em toda ótica, sendo necessário investir nesse segmento, da mesma forma para atrair interessados em carta de carro e moto, por exemplo.
Nesse sentido, segmentar a comunicação faz com que a óptica obtenha melhores resultados e, tanto as estratégias online e offline devem ser iguais.
Isso porque o público que caminha nas redes sociais é diferente, indo desde pessoas que apenas querem se distrair, conversar aleatoriamente para passar o tempo ou que pretendem encontrar algum tipo de serviço para adesivar carro propaganda.
Portanto, seja a ótica uma loja física ou virtual, a fachada deve ser atraente, pois se trata da vitrine onde os óculos são expostos, e quanto mais ela for atrativa, colorida, mostrando boas marcas, mais os consumidores se tornam interessados em realizar as compras.
Obviamente, a aparência da loja garante não apenas mais vendas, mas atrair maior público, porque ela certamente vai chamar mais a atenção de todos. Porém, se a fachada estiver desatualizada, sem informações recentes, a loja não obterá nenhum benefício.
Fazer com que o cliente se dirija a loja física ou caminhe pelo site não é o suficiente para obter mais negócios.
O atendimento deve ser qualificado, eficaz e assertivo, no sentido de fazer com que o consumidor, pela satisfação, indique a ótica para amigos e familiares, fazendo com que o cliente se torne um embaixador espontâneo.
Quanto às promoções, são estratégias realmente fortes para atrair clientes, porque a maioria das pessoas gostam de pagar menos para obterem o que desejam e elas devem ser bem elaboradas, independentemente do público-alvo.
Dentro das promoções estão os bons descontos, brindes na compra de mais de uma unidade, sorteios para quem compra acima do valor determinado.
Isso faz com que mais clientes sejam atraídos, gerando maiores oportunidades de negociações e essas oportunidades estratégicas sempre devem ser consideradas por parte do gestor.
Benefícios do marketing para óticas
Quando o marketing digital é bem planejado, as óticas angariam diversos benefícios, tais como os elencados abaixo:
- Aumento na base de contatos;
- Melhor posicionamento no mercado;
- Estar à frente da concorrência;
- Maior veiculação do produto;
- Mais seguidores da marca;
- Lucros financeiros maiores;
- Expansão do nome da loja;
- Mais indicações.
Diante de todas as informações destacadas, percebe-se que, atualmente, mais do que nunca é necessário que as óticas se voltem nas questões primordiais para colocar os desejos e necessidades dos clientes como foco principal nas estratégias aplicadas.
Considerações finais
O marketing em óticas não é um processo complicado, mas, deve ser bem elaborado, para que mais clientes sejam atraídos e se interessem em realizar compras com mais frequência e seja qual for o porte da loja, investimentos devem ser feitos nesse sentido.
Sendo assim, é interessante seguir as dicas apontadas que, certamente, vão conduzir a um sucesso maior nas vendas, na lucratividade e na expansão do nome da loja, conduzindo a uma sobrevida maior diante de um mercado tão competitivo nesta área.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
https://w3b.com.br/marketing-em-oticas-saiba-como-aplicar/?feed_id=16633&_unique_id=63cfd9755cdd7
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