Planner de comunicação: conheça ferramentas para te auxiliar
Hoje, o conceito de organização pessoal não está mais associado ao método tradicional de manter anotações e planilhas em todos os lugares. É preciso que as organizações se adaptem para melhorar a comunicação e execução das tarefas diariamente.
A organização do dia a dia ficou muito mais prática e eficiente com o auxílio de ferramentas digitais que aumentam a produtividade e podem incluir itens como calendários, notas e lembretes, além de gerentes de projetos que facilitam a organização das rotinas.
Inclusive, as academias também costumam incluir uma Catraca biométrica para academia para manter o horário de entrada, pausas e saída dos colaboradores em ordem para garantir que a rotina está sendo cumprida.
Todas essas ferramentas tecnológicas e práticas são fundamentais para manter as operações empresariais funcionando da maneira correta, mantendo assim uma rotina fluida e com o menor risco de imprevistos possível.
Isso porque, em algumas empresas, a execução diária das tarefas tem de ser feitas impecavelmente, assim como se fosse a preparação de um buffet para jantar de casamento, mas mesmo com esse exemplo, ainda é preciso se aprofundar nisso.
A importância do planejamento diário é a melhor forma das empresas compreenderem onde estão os gargalos em suas operações, além de identificar problemas como falta de produtividade ou dificuldade dos colaboradores em executar suas funções corretamente.
Então, para ajudar na rotina diária das empresas, é preciso entender como um planner funciona, qual sua importância e as melhores ferramentas de planejamento de tarefas para usar no dia a dia empresarial.
Planejador: qual é a sua importância?
O planner é um estudioso e um intermediário. A partir de pesquisas de mercado e consumidores, com base em conhecimento e experiência, o profissional busca insights e informações que contribuam para o embasamento e crescimento das campanhas.
Além disso, ele mantém uma comunicação direta com o pessoal criativo envolvido na execução das ideias discutidas durante a sessão de brainstorming. Sua eficácia é mais do que tática.
A área de responsabilidade na agência contribui para o desenvolvimento da marca e sua força no mercado, assim uma fabricante de equipamento conjugado de proteção individual pode ter uma ideia de como melhorar seus processos.
Isso porque o planejador deve constantemente avaliar o futuro, analisar o passado e acompanhar o presente já que o planejamento criativo deve incluir todos os detalhes possíveis.
4 formas de um planner organizar a rotina
Muitas situações exigem organização, mas a organização é mais importante do que a necessidade. Em uma aula prática de carro, por exemplo, ela pode ser fundamental para a pessoa não se esquecer do compromisso.
Já no trabalho, a organização pode ser incumbida de colaborar com uma agenda fluida, sem imprevistos ou tarefas esquecidas.
Porém, sempre é simples manter a ordem, mesmo que o dia a dia seja extremamente corrido. Assim, para ajudar os empreendedores a planejar bem o dia a dia, algumas dicas a seguir podem ajudar pontos como:
- Maior produtividade;
- Menos erros cometidos;
- Mais satisfação em concluir tarefas;
- Baixo risco de imprevistos acontecerem.
Dito isso, as melhores maneiras de garantir um bom desempenho de forma consistente é planejar diariamente o que precisa ser feito e seguir a risca, começando das tarefas com maior prioridade. Outras dicas a seguir também serão muito úteis. Elas são:
1. Ter senso analitico
Tentar compreender os pontos fortes e fracos da marca do cliente é o primeiro passo que qualquer planejador deve seguir.
Isso ajudará a definir o posicionamento da empresa que fabrica porta acústica para quarto, por exemplo. Além disso, é preciso entender o perfil dos concorrentes do negócio e trazer uma visão mais crítica para o setor empresarial.
2. Manter a assertividade no planejamento
Quando se fala de campanhas publicitárias, pode-se referir a diversos meios, campanhas publicitárias, prazos e locais. Além disso, tudo isso envolve uma série de pequenos detalhes e, claro, deve ser planejado e executado com o máximo de organização e antecedência.
O planejamento criativo não pode ser realizado com pressa e por isso, se uma empresa de decoração quer ter sucesso em seu projeto de quarto infantil planejado simples, por exemplo, deve garantir que todas as etapas estejam devidamente sendo executadas.
3. Questionar e discutir melhorias
Certamente, só porque o tema já foi central em diversas campanhas, não significa que a equipe seja especialista no assunto.
Cada dia é uma nova oportunidade de aprender algo novo. Então é preciso que os profissionais questionem e tragam sempre novas alternativas sobre a viabilidade de certos processos e soluções.
Além disso, ponderar quais informações e dados são relevantes ao pensar em melhorias também deve ser levado em conta para ter uma assertividade maior nas decisões.
4. Realizar pesquisas
Exemplos, números e estatísticas, devem ser levados em conta, mas não considerar apenas essas informações é fundamental para o sucesso do planejamento.
É preciso ser curioso, conversar com as pessoas e obter sua perspectiva com base na realidade ao redor, para ter mais chances de identificar pontos de melhoria e ter assertividade nas decisões.
A forma como as pessoas vivem e contam histórias são os ingredientes básicos para qualquer pessoa envolvida na comunicação. Para planejar criativamente, é preciso observar comportamentos.
Mas para planejar bem a rotina, não basta só levar todos esses pontos em consideração. É preciso usar tudo o que estiver disponível para ajudar nessa empreitada. Por isso, recorrer a ferramentas que auxiliam na organização do dia a dia é tão importante.
6 ferramentas que ajudam a organização
Várias ferramentas podem facilitar a organização da agenda, lembrar as pessoas das tarefas ou envolver várias partes em um projeto ou envolver vários indivíduos.
O intrigante é entender como cada ferramenta pode beneficiar um negócio como um que atua com fabricação de piso vinílico imitando madeira, maximizando assim o aproveitamento de cada recurso.
1. Evernote
O Evernote é uma opção eficaz para registro de dados, números de telefone e ideias, ele também permite separar as notas por cadernos e tags, isso facilita a busca por essas informações.
A ferramenta facilita a adição de fotos, anotações manuscritas, áudio, anexos e capturas de tela, o que a torna uma ferramenta abrangente. Cadernos podem ser compartilhados com outras pessoas e podem ser enviados via mídia social.
2. Google Keep
Google Keep, que é um aplicativo destinado à criação de anotações, no qual podem ser incorporadas imagens, áudios e outros tipos de arquivos.
Ao contrário do Evernote, que é organizado por tags, o Google Keep é codificado por cores, cada cor representa um tópico específico.
O aplicativo também facilita a criação de listas que facilitam a organização de tarefas de forma escalável, como listas. O Google Keep está disponível para Android e iOS.
3. Trello
O Trello é um sistema de gerenciamento de tarefas que possui uma interface mais simples, isso facilita a organização e listagem de tarefas tanto pessoais quanto de equipe.
As listas são compostas por cartões com objetivos específicos, que podem ser compartilhados com outros membros da equipe.
É notável que o Trello permite vincular histórico, prazos, anexos e checklists às tarefas, isso aumenta a organização do layout e pode ser facilmente usado até por profissionais independentes, como um que atue com manutenção de portão de ferro automático.
4. Asana
O Asana é benéfico para as equipes, porque facilita o gerenciamento de tarefas. Permite a participação de até 15 membros gratuitamente, além disso, acompanha o andamento das tarefas de todos os participantes.
As iniciativas são divididas em hoje, próximo e sem data específica, nas quais são listadas as tarefas, estas podem ser detalhadas para informar o que deve ser realizado.
5. Any.do
Any.do está mais preocupado com gerenciamento de atividades rotineiras em dispositivos móveis. É possível se registrar usando uma conta do Google e listando as responsabilidades diárias.
A funcionalidade do aplicativo pode ser aprimorada com a instalação dos widgets disponíveis, esses widgets permitem que as tarefas apareçam diretamente na interface do smartphone.
A aplicação facilita a partilha de responsabilidades, desta forma, é possível encaminhar uma tarefa ou listas de tarefas que as envolvem para outras pessoas.
6. Wunderlist
Além de agendas e calendários, as listas são essenciais para a organização pessoal. O Wunderlist é um software destinado especificamente a aprimorar a funcionalidade e a abrangência das listas. É fácil de usar, tem uma interface prática e é gratuito.
Além disso, possui marcadores, notificações e um recurso de calendário que complementa a organização diária. O recurso é capaz de criar listas sobre livros importantes para o emprego, material de escritório e também listas pessoais.
Considerações finais
As ferramentas e formas de organizar a rotina podem ter um efeito indireto ou direto na melhoria do dia a dia de qualquer pessoa, evitando perdas de tempo desnecessárias, confusão com prazos e o tradicional “branco” ao esquecer de coisas importantes.
Por isso, além de usar as técnicas e ferramentas disponíveis, é fundamental que as pessoas entendam que o hábito de se manter organizado é algo que deve ser construído aos poucos, afinal é com constância que as rotinas vão ficando mais simples.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
https://w3b.com.br/planner-de-comunicacao-conheca-ferramentas-para-te-auxiliar/?feed_id=16060&_unique_id=63c91e1f8499f
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